Loading
Quem Somos?

Um novo sistema, um novo horizonte
O SEG foi criado com a proposta de construção de um sistema educacional sólido, com um padrão de qualidade focado na educação.
Escolha a sua futura posição profissional e prepare-se com o SEG Concursos. Em breve, celebraremos juntos a sua próxima conquista!

Fale Conosco
Nossos Cursos

Os cursos preparatórios do SEG Concursos são estrategicamente desenvolvidos para estimular a sua capacidade de solucionar questões e identificar temas de maior incidência nas provas.
Oferecemos vídeo aulas e material didático exclusivo que, combinada com a sua disciplina para os estudos, irão potencializar a sua capacidade de aprovação.

Fale Conosco

Cursos técnicos na prática: descubra as oportunidades desta área de ensino

A formação direcionada para o mercado de trabalho é o principal destaque do ensino técnico. A capacitação prática logo no começo do curso é uma das vantagens encontradas pelos estudantes que optam por esse tipo de formação. De acordo com a pesquisa "Retratos da Sociedade Brasileira: Educação Profissionalizante", divulgada em 2014 pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), 74% dos brasileiros consideram que o aluno de um curso profissional é bem preparado para o mercado de trabalho. O levantamento também apontou que nove em cada dez alunos que saem das instituições técnicas conseguem emprego em até um ano depois de formados.

A perspectiva de antecipar a entrada no mundo profissional pode ser encarada como uma oportunidade em tempos de crise econômica. Para a estudante dos cursos Técnicos em Administração e em Contabilidade, Gabriela Rolande, 28 anos, a qualificação técnica é um destaque para a carreira. "Atualmente, ninguém consegue emprego só com o ensino médio, o curso técnico é um diferencial no mercado", diz ela. A rapidez e a objetividade dos cursos técnicos combinam com quem precisa trabalhar e se manter desde cedo. Além disso, esse tipo de ensino costuma atender alunos que não dispõem de muitas horas para se dedicarem aos estudos, como é o caso dela. "Optei por fazer o técnico duas vezes por semana para poder conciliar a criação da minha filha com a minha formação", conta a mãe. Ao contrário de Gabriela, a estudante dos cursos Técnicos em Administração e em Contabilidade, Deise Silva, 36 anos, já trabalhava na área antes de estar matriculada na instituição técnica. Segundo ela, a formação está auxiliando o seu crescimento profissional. "O curso proporciona o aperfeiçoamento do meu trabalho", fala.

Saiba mais sobre as possibilidades de atuação que os cursos Técnicos em Administração e em Contabilidade proporcionam.

A possibilidade de conseguir experiência prática no mercado de trabalho durante o andamento da formação é vista pelas estudantes como um atrativo para se matricular em um curso técnico. "Teoria e prática quando andam juntas proporcionam uma aprendizagem melhor", explica Gabriela. O aprofundamento do aprendizado é uma tendência para quem busca se manter no mercado. Procurar aprender mais sobre o campo em que se trabalha, aumenta as chances de permanecer-se informado e atualizado sobre sua área. É o caso de Marione Souza que a partir de sua rotina de trabalho sentiu a necessidade de buscar especialização. "Meu interesse surgiu no dia a dia do trabalho, minha vontade de aprender foi aumentando através da dinâmica aprendida no mercado de trabalho", relata a jovem de 22 anos. O interesse do funcionário em aperfeiçoar sua técnica diminui o risco da perda do emprego por falta de qualificação na área e também impulsiona a carreira do trabalhador.

O ensino técnico, além de preparar o profissional para a atuação imediata, também pode ser considerado o primeiro passo na carreira dos estudantes. "Penso em futuramente cursar uma universidade e continuar evoluindo na área que escolhi", revela Marione. A fala da aluna dos Técnicos em Administração e em Contabilidade, demonstra que a formação técnica não exclui o diploma universitário, sendo ensinos complementares em alguns casos. A faculdade é a opção daqueles que dispõem de mais tempo e mais recursos. Já o técnico abrange quem precisa de objetividade no ensino e custo acessível para se formar. O diferencial neste mecanismo de aprendizado é se aproximar do dia a dia profissional já em sala de aula. A estudante Deise ressalta que os temas estudados são os mesmos aplicados pelas empresas no mercado de trabalho. "O curso superou minhas expectativas, pois percebi que cada módulo representa a realidade do trabalho que desempenho", conta ela.

Incentivada pela família a procurar formação técnica, Alessandra Martins, acredita que o curso técnico está sendo fundamental para aprimorar sua postura na futura profissão. "O técnico ajuda a construir o equilíbrio emocional necessário para a rotina profissional da enfermagem", fala a jovem de 20 anos. A estudante do curso Técnico em Enfermagem observa que é preciso que o aluno experimente todas as áreas que o curso possibilita para saber que caminho deve seguir. "Quero trabalhar com atendimento pré-hospitalar, mas sei que é importante ter experiência em diferentes segmentos de atuação", fala ela. Em uma família com três técnicas formadas, Alessandra sabe o quanto o curso auxilia no mercado de trabalho. "O conhecimento adquirido no curso facilita o desenvolvimento do profissional e aperfeiçoa suas condutas no trabalho", explica.

Quer saber mais sobre as possibilidades que o curso Técnico em Enfermagem? Conheça o curso, clicando aqui.

A confiança na qualidade do ensino não é exclusiva da sociedade, as empresas costumam contratar pessoas preparadas em habilidades específicas e admitem ter mais dificuldade para preencher essas vagas. A queixa dos empregadores é a falta de profissionais capacitados na área técnica. Em tempos de economia instável no país, o curso técnico se sobressai ainda mais em relação a graduação. O cenário de forte desemprego abre espaço para os cargos técnicos em razão de a área estar aquecida devido a escassez de mão de obra qualificada competente em funções nem sempre consideradas tradicionais.

De olho nas tendências do mercado e apostando no ensino técnico, o SEG - Sistema de Ensino Gaúcho oferece cursos e oportunidades para quem busca um diferencial em sua carreira. Há mais dez anos ajudando a construir sonhos, o SEG proporciona aos seus alunos 13 cursos em diferentes áreas, e além disso, disponibiliza também formação EAD e cursos livres. As estudantes Gabriela, Deise, Marione e Alessandra escolherem a instituição para aprimorar seus conhecimentos nas áreas da saúde e de negócios. Focado principalmente nesses ramos, o SEG está presente em oito cidades do Rio Grande do Sul, contando com nove escolas em sua rede.

Quer saber mais sobre os cursos do SEG? Conheça, clicando aqui.