Loading
Quem Somos?

Um novo sistema, um novo horizonte
O SEG foi criado com a proposta de construção de um sistema educacional sólido, com um padrão de qualidade focado na educação.
Escolha a sua futura posição profissional e prepare-se com o SEG Concursos. Em breve, celebraremos juntos a sua próxima conquista!

Fale Conosco
Nossos Cursos

Os cursos preparatórios do SEG Concursos são estrategicamente desenvolvidos para estimular a sua capacidade de solucionar questões e identificar temas de maior incidência nas provas.
Oferecemos vídeo aulas e material didático exclusivo que, combinada com a sua disciplina para os estudos, irão potencializar a sua capacidade de aprovação.

Fale Conosco

Ainda é possível realizar um Curso Técnico pelo Pronatec?

Ainda é possível realizar um Curso Técnico pelo Pronatec?
Estudar, dominar novas habilidades e se preparar para o mercado de trabalho, são alguns dos objetivos dos jovens que integram a rede pública de ensino. Ainda no Ensino Médio, esses estudantes almejam a oportunidade de iniciar uma educação profissional o quanto antes, geralmente quando ainda estão na escola. Se você se encaixa nesse perfil, com certeza, ouviu falar do Pronatec. Lançado em 2011 pelo Governo Federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego possibilitava a assistência financeira e técnica aos estudantes do ensino público. Mas e agora? Quais são as suas possibilidades para realizar um curso gratuito ou com Bolsas de Estudos parciais? Confira a seguir, algumas alternativas para conquistar a formação técnica que você deseja, sem precisar comprometer o seu orçamento.  

O que foi o Pronatec?

Com o intuito de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no ano de 2011. Por meio da Lei nº 12.513, a iniciativa criou bolsas de estudos para que os estudantes do ensino médio das redes públicas pudessem ter acesso gratuito a cursos de educação profissional. O Pronatec também contemplou alunos da modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos), trabalhadores, estudantes do ensino privado na condição de bolsista integral e beneficiários de programas federais de transferência de renda como Bolsa Família.

Como funcionava o programa?

Em suas edições, o Pronatec ofereceu Cursos Técnicos gratuitos em diversas localidades do Brasil. A oferta de vagas era distribuída de acordo com a demanda de cada região. Ou seja, se a cidade precisasse de mão de obra qualificada nas áreas da indústria e da saúde, os cursos disponibilizados para os estudantes integrariam esses setores. A partir dessa análise do mercado de trabalho, o programa contava com cursos de diversas áreas, distribuídos em eixos tecnológicos como "Ambiente e Saúde", "Segurança", "Gestão e Negócios", entre outros. Com o Pronatec você tinha a possibilidade de realizar, por exemplo, um curso Técnico em Enfermagem ou um curso Técnico em Segurança do Trabalho com uma bolsa de estudos integral.

E agora, quais são as possibilidades?

Com as mudanças de Governo, os chefes de Estado analisam a continuidade ou não de algumas medidas, isso inclui os programas sociais vigentes. Alguns desses projetos são alterados, modernizados ou até mesmo extintos. Nesse exato momento, você deve estar se perguntando: existe algum programa público que facilite ao acesso ao ensino técnico e tecnológico? A resposta é sim. No momento, o Governo Federal está implementando o programa Novos Caminhos que visa potencializar a educação profissional.

1. Novos Caminhos

Em outubro de 2019, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Novos Caminhos. Dividida em três eixos, a iniciativa pretende aumentar em 80% o número de vagas no Ensino Técnico e Profissionalizante até o ano de 2023. Em sua primeira etapa, o MEC atualizará o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e também realizará uma pesquisa com os jovens para descobrir os seus desejos e expectativas. O Novos Caminhos ainda está em processo de desenvolvimento e deve apresentar ações pontuais no decorrer de sua implementação.

2. Iniciativa Privada

Se o seu desejo é ingressar em uma formação técnica o quanto antes, não se preocupe. Com algumas particularidades, as instituições privadas também oferecem oportunidades para você iniciar o seu Curso Técnico, sem que isso comprometa o seu orçamento. Para lhe ajudar a encontrar a opção que mais se encaixa a sua realidade, apresentamos a seguir os projetos desenvolvidos pelo SEG - Sistema de Ensino Gaúcho para estimular o desenvolvimento de profissionais em áreas com grande demanda no mercado de trabalho.

- Projeto SEG Social

Você não precisa esperar a próxima Black Friday para realizar o seu sonho de cursar o Ensino Técnico. Com o Projeto SEG Social, você tem a oportunidade de investir no seu futuro profissional e garantir valores promocionais. A iniciativa ocorre em determinados períodos do ano e é válida para pessoas de todas as idades, com Ensino Médio completo ou em andamento. Entre em contato com a nossa equipe para receber informações sobre o calendário de oferta de vagas.

Atenção: Alguns cursos Técnicos exigem que o estudante tenha o Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos.

- Projeto Emprego

Ingressar no Curso Técnico que você sempre desejou e com valores reduzidos de parcela? É isso mesmo. No Projeto Emprego, você investe a partir de 219 reais mensais e começa a vivenciar experiências em laboratórios preparados para oferecer situações muito próximas a realidade profissional. E tem mais: material didático exclusivo para que você reforce os conteúdos ministrados por Professores experientes e com atuação em instituições destacadas. Tudo isso desenvolvido para lhe auxiliar a entrar no mercado de trabalho, seja por meio de estágio remunerado durante o curso, ou após formado.

Consulte disponibilidade e mais informações em Projeto Emprego

- Crédito Educativo

No SEG temos um Crédito Educativo próprio que permite que você parcele o curso em um intervalo de meses maior do que o das aulas. Desta maneira, você pode pagar parte do curso enquanto estuda e o restante é quitado somente após a conclusão da sua formação técnica. Este diferencial lhe oferece a oportunidade de atuar no mercado de trabalho como Técnico e terminar de pagar o curso com o seu próprio salário.

Curtiu as alternativas apresentadas? Então, conheça um pouco mais sobre formação técnica.