Tudo Começa com um Curso Técnico, conheça a história de Rafael, Técnico em Enfermagem
De mototáxi ao centro cirúrgico: como Rafael encontrou sua vocação na enfermagem
Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025

Rafael Oliveira Gonçalves é Técnico em Enfermagem formado pelo SEG de São Luiz Gonzaga. Sua história é a prova de que paixão, quando aliada à dedicação, pode transformar até os caminhos mais incertos em realizações concretas.
Antes de iniciar o curso técnico, Rafael já havia experimentado diversas áreas profissionais. Trabalhou em farmácia, como mototaxista e de forma autônoma. “Tinha bastante dificuldade de me estabilizar em um emprego. Não era por falta de esforço, mas por ainda não ter encontrado meu lugar”, conta ele. A área da saúde sempre chamou sua atenção — especialmente os bastidores de cirurgias e emergências — algo que começou com séries e filmes e se tornou, com o tempo, uma verdadeira paixão.
Em 2020, chegou a iniciar uma faculdade, mas percebeu que a área oferecia poucas oportunidades. Foi em uma conversa com a família que veio a virada: a decisão de fazer o curso técnico em enfermagem. E ali começava uma nova jornada — com mais propósito, mais foco e muita vontade de crescer.
A transformação foi imediata e profunda. “A principal mudança na minha vida foi o crescimento pessoal e interpessoal. Aprendi a ter mais responsabilidade, maturidade, e a enxergar o mundo com outros olhos. Me sinto realizado trabalhando na profissão que sempre sonhei.”
O primeiro estágio marcou sua trajetória: foi no centro obstétrico, ao lado da enfermeira Débora Prado. “Ela era incrível. Amava o que fazia, compartilhava conhecimento, dava oportunidades… Foi ali que assisti minha primeira cirurgia, uma cesariana. A paixão pelo centro cirúrgico se confirmou naquele momento.”
Rafael também viveu uma emoção inesquecível logo após a formatura. “Fui chamado para um processo seletivo antes mesmo de ter o diploma em mãos. Não sabia como reagir, foi tudo tão rápido… Quando descobri o setor em que eu iria atuar, quase passei mal de tanta emoção. Era o meu sonho, e ele estava se tornando realidade.”
Com os pés no presente e os olhos no futuro, Rafael já traça novos objetivos. “Quero fazer faculdade, talvez medicina, e seguir estudando. Quero buscar especializações como UTI, instrumentação cirúrgica… e quem sabe encarar novos desafios em outras cidades ou instituições. Mas nunca deixar de cuidar. Nunca deixar de aprender.”
Para quem está pensando em começar um curso técnico em enfermagem, o recado é direto e cheio de verdade:
“Se dedique. Pergunte. Seja curioso. Observe com atenção. Seja paciente. Respire fundo uma, duas, dez vezes antes de agir. Se apaixone pela enfermagem. Você vai longe.”
A história do Rafael mostra que o conhecimento transforma — mas é a paixão que dá sentido ao caminho. No SEG, histórias como a dele acontecem todos os dias. Porque aqui, o futuro é feito de coragem, escolha e coração.
Outras postagens

O curso técnico em Enfermagem é muito difícil?
Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025

Tudo Começa com um Curso Técnico, conheça a história de Silvana Rossi, técnica em Enfermagem
Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025

Mitos e Verdades sobre cursos técnicos: o que você precisa saber
Terça-Feira, 22 de Abril de 2025
