Tudo Começa com um Curso Técnico, conheça a história de Roberto, Técnico em Enfermagem
Uma nova vocação na área da saúde
Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025

Roberto Costa de Ávila, com 62 anos, é um exemplo de que nunca é tarde para buscar novos horizontes profissionais. Formado em Educação Física pela Unisinos em 1990, ele decidiu, em um momento de reflexão, buscar uma capacitação na área da saúde, mais especificamente no curso técnico em enfermagem. Sua história é marcada por desafios, superações e a busca por crescimento contínuo.
"Motivou-me a fazer o curso técnico em enfermagem a vontade de explorar novos horizontes profissionais. A área da saúde está em constante crescimento e oferece diversas possibilidades de atuação. O que mais me preocupava era a questão da idade, mas o que inicialmente era um medo, logo se transformou em um desafio e até em uma motivação", conta Roberto.
Ao longo dessa jornada, Roberto percebeu grandes transformações. "As mudanças foram profundas. Passei a me sentir mais motivado a estudar e a seguir firme nos meus objetivos. Todos os desafios que enfrentei me fortaleceram. Eles existem para serem superados", afirma.
O ambiente de apoio e a qualificação dos professores foram determinantes para o seu sucesso. "Estou muito satisfeito com o apoio da escola, que tem me dado todo suporte necessário. Os professores são altamente qualificados e sempre dispostos a ajudar", diz Roberto.
Para ele, nunca é tarde para buscar qualificação, especialmente em um mundo tão dinâmico e cheio de possibilidades. "Os cursos técnicos são rápidos, com boa aceitação no mercado de trabalho e oferecem uma excelente oportunidade para quem deseja se qualificar e ampliar suas possibilidades profissionais", destaca.
Um dos momentos mais marcantes para Roberto foi uma fala de sua professora Monica, que ele guarda com carinho: "Idade é relativo, o que vai fazer a diferença é o conhecimento." Essa frase se tornou um grande aprendizado e motivação para ele continuar sua caminhada na área da saúde.
Os estágios também foram uma parte fundamental de sua formação. Roberto lembra com gratidão das professoras Eveline, Claudete e Cintia, que foram essenciais para o seu aprendizado. "Os estágios foram experiências marcantes. Tive a sorte de contar com colegas incríveis, que me ajudaram e me motivaram ao longo do caminho", relembra.
Agora, Roberto planeja conciliar sua paixão pela saúde com sua formação em Educação Física. "Ter essa nova expertise profissional me deixa mais seguro para o futuro e me ajuda a buscar mais qualidade de vida. Vou continuar ampliando meus conhecimentos e aplicando tudo que aprendi, tanto na saúde quanto na educação física", conclui.
A história de Roberto é uma inspiração para aqueles que pensam que já passaram da hora de mudar de profissão. Ele é a prova viva de que, com dedicação e coragem, nunca é tarde para aprender, crescer e conquistar novos objetivos.
Outras postagens

Tudo Começa com um Curso Técnico: conheça a história de Daniel, Técnico em Enfermagem
Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025

Empresas contratam mais técnicos ou graduados?
Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025

Tudo Começa com um Curso Técnico: conheça a história da Silvana, Técnica em Enfermagem
Quarta-Feira, 25 de Junho de 2025
