Tudo Começa com um Curso Técnico, conheça a história de Rosane, Técnica em Análises Clínicas
Aos 56 anos, ela provou que dedicação e coragem podem abrir novas portas
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2026
Antes de iniciar o curso Técnico em Análises Clínicas na Escola SEG de Santa Maria, Rosane de Fátima Marques da Costa carregava uma história marcada por experiências, desafios e muitas reviravoltas.
Moradora de Uruguaiana, ela já era Técnica em Enfermagem, mas percebeu que não conseguia lidar emocionalmente com o sofrimento das pessoas doentes. Foi então que encontrou seu primeiro caminho profissional em um laboratório clínico, onde começou a trabalhar aos 18 anos e logo se identificou com a área.
Durante oito anos, dedicou-se à rotina laboratorial, aprendendo e se desenvolvendo. Mas, por motivos pessoais, precisou deixar o emprego. Quando decidiu voltar ao mercado de trabalho, encontrou um obstáculo que muitas pessoas enfrentam: a falta de oportunidades por causa da idade.
Determinada a mudar essa realidade, Rosane tomou uma decisão importante. Mudou-se para Santa Maria e decidiu iniciar o curso Técnico em Análises Clínicas na Escola SEG. “Deus colocou no meu coração que eu precisava fazer esse curso”, relembra.
E a mudança foi imediata.
Logo nos primeiros meses de formação, iniciou seu estágio curricular. A dedicação era evidente: Rosane circulava por todos os setores, buscava aprender cada detalhe e demonstrava iniciativa, algo que ela acredita ser essencial para quem está começando. “O estagiário precisa ser proativo”, afirma.
Seu empenho chamou atenção. Antes mesmo de concluir o estágio, ela foi contratada para trabalhar em um laboratório de análises clínicas na cidade de Santa Maria.
Hoje, Rosane atua no setor de Microbiologia e se sente realizada. A segurança para executar os procedimentos, o conhecimento adquirido durante o curso e o aprendizado com professores marcaram profundamente sua trajetória. Entre eles, o professor e coordenador Jeferson, cujas aulas e ensinamentos ela leva para a vida.
Aos 56 anos, Rosane vive aquilo que muitos disseram que não seria possível: voltou ao mercado de trabalho fazendo o que ama.
Hoje ela faz parte da equipe do Laboratório Pasteur, referência em Santa Maria, e carrega consigo orgulho, gratidão e a certeza de que nunca é tarde para recomeçar.
Outras postagens
O curso técnico é reconhecido e vale para trabalhar em qualquer lugar?
Segunda-Feira, 13 de Abril de 2026
Tudo Começa com um Curso Técnico: conheça a história de Carolyne no Técnico em Farmácia
Quarta-Feira, 08 de Abril de 2026
Depois de formado, posso prestar concurso público como técnico?
Segunda-Feira, 06 de Abril de 2026
Minhas Parcelas