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Faculdade SEG

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos visa capacitar o aluno a identificar, através de métodos, técnicas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, tornando-o competente para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Recursos Humanos nas empresas.
 

 

Reconhecido pelo MEC:
A Faculdade SEG É credenciada junto ao MEC através da Portaria nº 1259 de 16/09/2011 - transferência de Mantença pela Portaria MEC Nº 49 D.O.U. de 29/01/2018.

Duração média:
2 anos

Objetivos do curso:
> Contribuir na formação acadêmica de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento tecnológico e a incorporação crescente de novos métodos e processos de distribuição de bens e serviços.
> Transformar o conhecimento tecnológico em soluções concretas de problemas que inclui o reconhecimento, delimitação dos mesmos e o consequente encaminhamento de soluções.
> Desenvolver habilidades sob os aspectos conceitual, tecnológico e humanístico, buscando, assim, torná-los competentes tecnicamente, e com as ferramentas necessárias ao exercício da profissão.
> Diagnosticar, elaborar, executar e acompanhar programas eficientes e atualizados de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, carreira e sucessão, avaliação de desempenho, saúde do trabalhador, alinhados e contextualizados à cultura organizacional.
> Compreender a dinâmica das relações entre empregados e empregadores nos contextos, social, político e econômico.
> Estabelecer prioridades, definir alvos, objetivos, verificar estratégias para sua implementação e a direção mais garantida de sucesso, através da elaboração de análise e diagnóstico para detectar conflitos e problemas.
> Planejar as estratégias de Recursos Humanos, a partir da cultura e do ambiente organizacional e de negócios.


Principais atividades executadas pelo profissional da área:

> Supervisionar áreas de recrutamento e seleção, de análise e descrição de cargos, de administração de salários, de treinamento e desenvolvimento e de serviço social.
> Analisar o mercado de mão-de-obra.
> Utilizar as diferentes formas de recrutamento de pessoal e os critérios do processo de seleção.
> Executar práticas no processo de avaliação de desempenho na empresa, visando melhorar a atuação do colaborador, através de treinamento ou movimentação interna.
> Lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos.
> Diagnosticar a necessidade de melhorar o nível de satisfação dos colaboradores / clientes.
> Analisar, interpretar e articular dados e informações, de acordo com a cultura da empresa, para que seus colaboradores estabeleçam a sinergia e contribuam para os objetivos desta.
> Representar a empresa junto a entidades de classe.

Prof. Dra. Clarice da Fontoura Paim
Responsável pelas atividades de coordenação, planejamento, acompanhamento, controle e avaliação das atividades do Curso.

Contatos: coord.grh@estudeseg.com.br e pedagogico.faseg@estudeseg.com.br 

 

MATRIZ CURRICULAR:

1º Semestre - 360h

> Modelos de Gestão

> Gestão Estratégica de Pessoas

> Psicologia das Relações Humanas

> Ética e Pesquisa

> Legislação Trabalhista

 

2º Semestre - 360h

> Comportamento Organizacional

> Relações de Trabalho e Diversidade nas Organizações

> Liderança e Gestão de Equipes

> Rotinas de Departamento Pessoal

> Projeto Interdisciplinar: Responsabilidade Socioambiental e Endomarketing

 

3º Semestre - 360h

> Recrutamento e Seleção

> Avaliação do Desempenho e Indicadores de Gestão de Pessoas

> Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas Organizações

> Gestão de Cargos e Remuneração

> Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

 

4º Semestre - 360h

> Projeto Interdisciplinar: Empreendedorismo

> Planejamento de Vida e Carreira

> Consultoria e Auditoria em Gestão de Pessoas

> Tendências, Inovações e as Novas Tecnologias de Gestão de Pessoas

> Optativa

 

Atividades complementares - 160h

Carga horária total - 1600h

 

Semestre

Componente Curricular

C/H Total

1º

Modelos de Gestão

72

Gestão Estratégica de Pessoas

72

Psicologia das Relações Humanas

72

Ética e Pesquisa

72

Legislação Trabalhista

72

Subtotal

360

2º

Comportamento Organizacional

72

Relações de Trabalho e Diversidade nas Organizações

72

Liderança e Gestão de Equipes

72

Rotinas de Departamento Pessoal

72

Projeto Interdisciplinar: Responsabilidade Socioambiental e Endomarketing

72

Subtotal

360

3º

Recrutamento e Seleção

72

Avaliação do Desempenho e Indicadores de Gestão de Pessoas

72

Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas Organizações

72

Gestão de Cargos e Remuneração

72

Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

72

Subtotal

360

4º

Projeto Interdisciplinar: Empreendedorismo

72

Planejamento de Vida e Carreira

72

Consultoria e Auditoria em Gestão de Pessoas

72

Tendências, Inovações e as Novas Tecnologias de Gestão de Pessoas

72

Optativa

72

Subtotal

360

Total Carga Horária

1440

Atividades Complementares

160

Total

1600

Optativas ao Aluno

 

Libras – Língua Brasileira de Sinais

72

Saúde Mental no Trabalho

72


 

CORPO DOCENTE:

 

Titulação

Nome

Disciplinas

Adriana Machado Pooli

- Doutoranda em Psicologia

- Mestra em Psicologia

- Bel. em Direito.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6049716291757875

- Legislação Trabalhista

- Saúde Mental e Trabalho

Aline Mendonça Fraga

- Doutora em Administração

- Mestra em Economia

- Bel. em Administração.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953272730699329

- Modelos de Gestão

- Relações de Trabalho e Diversidade nas Organizações

Bianca Lima Inda

- Especialização em Tutoria em EaD
- Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9854404608941844

- Rotinas de Departamento Pessoal

- Avaliação de Desempenho

- Gestão Estratégica de Pessoas

Cibele Cheron

- Doutora em em Ciência Política

- Mestra em Ciências Sociais

- Bel. Ciências Jurídicas e Sociais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3587159747981587

- Ética e Pesquisa

-Treinamento e Desenvolvimento e Educação nas Organizações

Clarice da Fontoura Paim

- Doutora em Administração

- Mestra em Administração e Negócios

- Especialista em Administração de Recursos Humanos

- Bel. em Administração

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5869369255752684

- Gestão Estratégica de Recursos Humanos

- Comportamento Organizacional

- Modelos de Gestão

- Liderança e Gestão de Equipes

- Avaliação de Desempenho e Indicadores de Gestão de Pessoas

- Consultoria e Auditoria em Gestão de Pessoas

Cristiane Fraga da Silveira Sastre

- Doutoranda em Administração

- Mestra em Administração

- MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias

- Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho 

- Bel. em Psicologia.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5003293075792341

- Recrutamento e Seleção

Fernando Augusto Melo Colussi

- Mestrando em Direito

- Bel. em Direito

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4892824176852963

- Legislação Trabalhista

- Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

Jeyson dos Santos Ribeiro

- Esp. em User Experience

- Bel. em Administração

.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5271582747955795

-Treinamento e Desenvolvimento e Educação nas Organizações
Silvia Maria Zunino Saucedo

- Esp. em Lógica e Metodologia Científica

- Bel em Ciências Jurídicas e Sociais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6662818362004965

- Legislação Trabalhista
Tatiane Cristine Froelich

- Mestra em Psicologia

- Bel. em Psicologia

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6403289301449762

- Psicologia das Relações Humanas
- Comportamento Organizacional
- Liderança e Gestão de Equipes
- Gestão de Cargos e de Remuneração
- Recrutamento e Seleção
- Planejamento de Vida e Carreira
Vanessa Amaral Prestes

- Doutora em Administração

- Mestra em Administração

-Especialização em Gestão em Comércio Exterior e Negócios Internacional

- Bel. em  Comércio Exterior

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8860639401265963

- Comportamento Organizacional

- Gestão de Cargos e Remuneração

 

 

 

Calendário Acadêmico:
Turno da Manhã: acesse clicando aqui.
Turno da Noite: acesse clicando aqui.

Tutoriais:

Manual do aluno: acesse clicando aqui.


Edital:
Processo Seletivo 2021-1: acesse clicando aqui. 

O que é a Ouvidoria?

A Ouvidoria é o órgão responsável pelo recebimento de reclamações, sugestões e elogios de todos aqueles que se relacionam direta ou indiretamente com a instituição de ensino.

 

Como funciona a Ouvidoria?
A Ouvidoria irá receber e consultar o setor envolvido na manifestação, monitorar as providências adotadas quando necessário e assegurar respostas às reclamações, sugestões e elogios registrados pela comunidade interna e externa do SEG - Sistema de Ensino Gaúcho.

 

É necessária a identificação ao contatar a Ouvidoria?
Não, mas as manifestações para a Ouvidoria que não possuírem identificação servirão apenas como indícios e alertas.

Para formalizar uma reclamação ou sugestão na Ouvidoria é necessário que o reclamante se identifique com o nome, matrícula (se for aluno) e dados para contato. No entanto, se desejar o sigilo do seu nome e dados, basta solicitar por escrito no mesmo e-mail e as informações pessoais serão resguardadas na Ouvidoria, sendo utilizadas apenas se for imprescindível para a solução do problema.

A Ouvidoria apresentará o nome de quem efetuou a interação, caso este não solicite claramente que sua identidade seja mantida em sigilo.

 

Quando contatar a Ouvidoria?
A Ouvidoria não substitui os tradicionais canais de relacionamento com os departamentos da instituição de ensino. Antes de procurar a Ouvidoria, faça o contato com as centrais de atendimentos dos setores administrativos, com o representante de sua turma ou com a Coordenação de seu curso.

Portanto, a Ouvidoria deverá ser acionada somente como canal de atendimento de última instância, estando pronta para atendê-lo caso não tenha obtido resposta do departamento em questão ou queira recorrer da informação recebida.

 

Quais são as formas de contato?
Ouvidoria atende a comunidade interna e externa através do email:
ouvidoria@estudeseg.com.br.

Onde Encontrar

Faculdade SEG

Rua dos Andradas, 1001, 12º andar, Centro Histórico, Porto Alegre

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Downloads

Oferta de Disciplinas 2020 - 1

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Relatório CPA 2019-1

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Manual do Aluno

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Manual do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem

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Edital Processo Seletivo 2020-2

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A Faculdade SEG oferece ao seu aluno a oportunidade de um ensino superior de verdade. Atualmente, apresenta o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com aulas na cidade de Porto Alegre, em turmas a noite ou pela manhã. Seu corpo docente altamente qualificado, composto por professores com sólida formação acadêmica e de mercado, é responsável por colocar o aluno em contato com os principais conceitos, técnicas e práticas do mercado.

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