Carregando...

Acumulando Experiências: Conheça a trajetória de Carlos, estudante da Faculdade SEG

De experiência em experiência, Carlos está construindo sua carreira na área

Segunda-Feira, 15 de Junho de 2020

Acumulando Experiências: Conheça a trajetória de Carlos, estudante da Faculdade SEG

Currículo na mão, pró-atividade e muita força de vontade. Assim, Carlos Alexandre Bruno conquistou três oportunidades de estágio ao longo da graduação em Tecnologia em Gestão Recursos Humanos da Faculdade SEG, de Porto Alegre. Na reta final do curso, o aluno está estagiando em uma startup, na qual é o único profissional responsável pela área de Recursos Humanos. 

A área de RH entrou na vida de Carlos por meio do programa Menor Aprendiz. Durante dois anos, ele teve a oportunidade de conhecer e adquirir habilidades pertinentes a rotina da profissão. Aos 18 anos e saindo do Ensino Médio, ele ingressou no exército e foi nesse momento que decidiu pesquisar sobre possibilidades de graduação. “Comecei a procurar uma graduação que fosse curta e que me desse oportunidade de entrar no mercado de trabalho de forma mais rápida”, conta. 

Após uma análise da grade curricular do curso, o jovem iniciou os seus estudos na Faculdade SEG. “Acabei me identificando e lembrando do período que passei como Menor Aprendiz”, explica. No segundo semestre da graduação, Carlos saiu do Exército e começou sua busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. “Logo em seguida consegui um estágio na área de Departamento Pessoal. Nessa empresa pude aplicar o conhecimento que já tinha, por conta da experiência passada e das aulas da faculdade”, lembra. 

Motivado a buscar conhecimento e adquirir experiência nos mais diversos segmentos, o estudante conquistou outro estágio, dessa vez na área de Gestão de Pessoas. No entanto, tempo depois decidiu que era a hora de mudar os rumos. “Amigos e familiares me chamaram de louco, mas eu sabia que isso era o melhor a ser feito”, afirma. 

Enquanto enviava currículos, Carlos aproveitou seu tempo para ministrar um minicurso gratuito, que ele próprio criou. “Eu basicamente ensinava a melhor maneira de elaborar um currículo e como se portar em uma entrevista de emprego”, explica. Segundo Carlos apenas duas pessoas assistiram a sua palestra, mas ele garante que desenvolveu habilidades nessa empreitada. “Eu queria ter a experiência de poder ministrar uma palestra e ver se as pessoas iriam gostar, as duas que foram me elogiaram bastante e consegui sanar algumas dúvidas delas”, conta. 

No período em que buscava uma nova oportunidade, o estudante realizou algumas entrevistas. “Fiz duas entrevistas em um único dia, uma em uma clínica e outra em uma startup de tecnologia”, diz. Apesar de ter se identificado mais com a proposta da empresa de tecnologia, Carlos foi chamado para atuar na clínica. Trabalhando no Departamento Pessoal, o aluno realizava o controle de ponto, benefícios e cuidava da folha de pagamento dos demais colaboradores. “Nessa altura, eu estava no terceiro semestre da graduação e acabei implantando um processo de recrutamento e seleção dentro da empresa”, conta. Além disso, Carlos auxiliou na criação da política do Programa de Participação nos Resultados (PPR), até que a empresa de tecnologia entrou em contato com ele novamente. “Fui participar de uma segunda entrevista e acabei aceitando a proposta de trabalho deles”, afirma. 

De experiência em experiência, Carlos está construindo sua carreira na área. Feliz com a trajetória até aqui, o jovem lembra do conselho de um dos seus Professores, quando conquistou seu último estágio: “Acho que é melhor você dar um tempinho e ficar nessa por agora, não é?”. Bem ambientado e trabalhando com o que gosta, o aluno seguiu a recomendação e está atuando há 7 meses na empresa de tecnologia. “Gosto muito das minhas funções, estou atuando basicamente como um consultor interno de RH”, conta. 

Depois de uma jornada de muitos aprendizados, o futuro profissional de Recursos Humanos está muito satisfeito com posto de trabalho, onde já conseguiu implantar alguns processos de RH e realizar melhorias para o sistema. “São vários desafios a cada dia, é uma série de tentativas, erros e acertos, com toda a liberdade que uma startup pode oferecer”, afirma. 

A Faculdade SEG parabeniza o aluno e deseja sucesso em sua trajetória profissional! 

Para mais informações sobre a graduação em Gestão de Recursos Humanos, clique aqui

Você pode gostar também dos seguintes artigos:

Outras notícias